segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PROGRAMAÇÃO DO 4º BIMESTRE

*Aval. Bimestral: 3,0
*Aval. Intermediária: 2,0
*Trabalho em grupo: 1,5
*Aval. Literária: 1,5
*Tarefas: 1,0
*Redação: 1,0
*OBS: Ponto da Consciência Negra de (0,0 a 1,0), segundo critérios rigorosamente estabelecidos.
*DATAS DAS PROVAS*
*Avaliações Intermediárias: 29/10, 03,04 e 05/11(Português: 04/11).
*Avaliações Bimestrais: 01,02,03 e 06/12(Português 03/12 - 10 questões).
*Trabalhos: 04 a 08/10;
*Redações: 1ª redação será a do SIADE -Artigo de opinião.
*Avaliação Literária: Incidente em Antares - 2ª parte (10 e 11/11)
*Conteúdo da Avaliação Intermediária:
*Uso do hífen;
*Estrutura e formação de palavras;
*Modernismo 3ª fase.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

JOGUINHO DA NOVA REGRA ORTOGRÁFICA

CLIQUE AQUI! http://www.fmu.br/game/home.asp

ARTIGO DE OPINIÃO

É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes, espectadores e leitores, por isso, o autor geralmente apresenta seu ponto de vista sobre o tema em questão através do artigo de opinião. É importante estar preparado para produzir esse tipo de texto, pois em algum momento poderão surgir oportunidades ou necessidades de expor ideias pessoais através da escrita.
Nos gêneros argumentativos, o autor geralmente tem a intenção de convencer seus interlocutores e, para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões. O artigo de opinião é fundamentado em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são fáceis de contestar.
Para produzir um bom artigo de opinião é aconselhável seguir algumas orientações. Observe:
a) Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver.
b) Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler a sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do público leitor.
c) Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente, e desenvolva-os.
d) Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender.
e) Pense na melhor forma possível de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a ideia principal, ou faça uma citação de algum escritor ou alguém importante na área relativa ao tema debatido.
f) Crie um título que desperte o interesse e a curiosidade do leitor. g) Formate seu texto em colunas e coloque entre elas uma chamada (um importante e pequeno trecho do seu texto).h) Após o término do texto, releia e observe se nele você se posiciona claramente sobre o tema; se a ideia está fundamentada em argumentos fortes e se estão bem desenvolvidos; se a linguagem está adequada ao gênero; se o texto apresenta título e se é convidativo e, por fim, observe se o texto como um todo é persuasivo. Reescreva-o, se necessário.
Por Marina CabralEspecialista em Língua Portuguesa e Literatura Equipe Brasil Escola
Redação - Brasil Escola