terça-feira, 13 de setembro de 2011

Redação 8(Produzindo um texto dissertativo-argumentativo)

A revista Veja,em número recente,traz, como matéria principal, uma reportagem sobre a mentira. Da referida matéria, foram retirados os fragmentos a seguir apresentados.
"O psicólogo americano Gerald Jellison, da Universidade do SuL da Califórnia, calcula que, no decorrer de um dia normal qualquer( fora de períodos eleitorais), uma pessoa escuta, vê ou lê duas centenas de mentiras - uma inverdade a cada cinco minutos. A maioria delas são inocentes mentiras sociais que ajudam a harmonizar as relações interpessoais no cotidiano."
"Em outras situações, a mentira diminui e macula a alma. Mas ela é permitida quando proferida no interesse do Estado."(Filósofo grego Platão, séc.IV a.C.)
"A mentira esteve a ponto de destruir a humanidade em diversas ocasiões, mas pode-se dizer que foi ela que nos trouxe até aqui."(Biólogo Alan Grafen, estudioso do comportamento humano.)
(Revista Veja,2 de outubro de 2002.)
E você? O que pensa acerca do assunto?
*Para expressar sua opinião sobre o tema USO SOCIAL DA MENTIRA, desenvolva um texto dissertativo no qual você deverá expor o que pensa sobre o assunto.
*Desenvolva seu texto em no máximo 25 linhas; lembre-se da introdução sobre dissertação na postagem anterior e tente ser o mais fiel possível às características da dissertação listadas acima.

Nenhum comentário: